Dicas de Mudanças

Será que meu filho vai se adaptar à nova casa?

Seu sonho é ter uma nova casa. Você está procurando um imóvel que se encaixe em suas necessidades, porém surgiu um problema: seu filho não está gostando nada da ideia de se mudar. Se para nós adultos, as vezes é difícil desapegar de algumas coisas, imagine para as crianças.

Crianças de até 3 anos, normalmente não tem nenhum problema com mudanças. Afinal, nessa idade alguns nem vão à escolinha ainda, então não terão que se despedir dos coleguinhas.

Uma das coisas que faz as crianças ficarem irritadas ou com medo de mudar, são as reações de seus pais. Elas são bastante sensitivas e absorvem tudo o que você passa. Nesse momento, você precisa passar segurança à seu filho, mostrar que tudo pode ser bem divertido.

Para que tudo seja tranquilo e dê certo, aqui vão algumas dicas de psicólogos:

  • Conte sobre a mudança utilizando alguma historinha que seu filho gosta. Mostre com livros ilustrados, com desenhos ou massa de modelar. Será um momento divertido para os dois.
  • Peça para seu filho ajudar a empacotar as coisas
  • Peça à criança para separar os brinquedos que querem levar para a nova casa em caixas coloridas, aquelas de plástico. Ela saberá que terão coisas divertidas mesmo saindo do lugar em que sempre morou.
  • Evitar fazer a mudança de imóvel junto a alguma mudança na vida deles. Se estão passando por um divórcio, se haverá mudança de escola, ou se é o período de tirar as fraldas, evite mudar de casa. Seu filho pode ligar a coisa à uma coisa ruim e isso pode se tornar um trauma. Mude nas férias se for necessário mudança de escola.
  • Crianças são as rainhas das perguntas. Sempre responda todas, não deixe elas com nenhuma dúvida. De novo, passe segurança.
  • Mostre as vantagens da mudança. Fale que terão novos coleguinhas, que o quarto poderá ter uma cor diferente, que a cama pode ser de seu personagem favorito. Use sua criatividade.

Mostrando à eles que não tem nada com que se preocupar e que mudar é um passo importante na vida de todos, o sucesso ao final de tudo está garantido. Lembre-se: Seu filho é seu espelho.

Acompanhe nosso blog semanalmente. Nós estamos também no Instagram @guiademudancas e no Facebook Guia de Mudanças.

Be the First to comment.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami