Dicas de Mudanças

Enfrentando uma mudança: Adaptando crianças

Nós nunca estamos preparados para mudanças, seja de trabalho, de casa, de cidade ou até de país, pois ao nos deparar com uma, sempre pensamos nas coisas que estamos deixando e nunca nas coisas boas que podem vir à tona. É como se estivéssemos deixando um pedaço da nossa vida e de nossos momentos para trás. No meio de toda essa história, alguns pais esquecem de pequenos detalhes que passam por despercebidos e podem se tornar um grande desafio no futuro: Adaptar o filho

Afinal, se para os adultos é uma missão difícil, imagina para as crianças!?

Crianças maiores de 3 anos estão aprendendo a lidar com os sentimentos, nessa fase, são capazes de identificar o que gostam e o que não gostam..

Por que seria um desafio?

Crianças se apegam fácil a um cantinho favorito na casa, onde gostam de passar a maior parte do tempo brincando e fazendo coisas divertidas, aos amiguinhos da vizinhança e principalmente aos amiguinhos da escola. Por isso, você tem o dever de preparar o seu filho com semanas ou até meses de antecedência.

 

ANTES DA MUDANÇA

 

1º passo: Tranquilizar e passar segurança à criança
Explique a ela o porquê da mudança e responda todas as perguntas. As crianças se espelham nos pais, por isso, se você não passar tranquilidade e segurança para ela, ela ficará tensa e não vai se adaptar com facilidade á nova fase. Você precisa colocar na cabeça dela que se mudar não é o fim.

2º passo: Apresente a ela os benefícios da mudança
Deixe claro para a criança que essa será a oportunidade de explorar novos lugares (a nova casa, o novo quarto, parquinho, sorveteria e cinema), assim ela vai se empolgar com as novidades que lhe esperam, aceitando melhor a ideia de se mudar.

.

 

DEPOIS DA MUDANÇA


1º passo: Fique ao lado dela
Não deixe-a sozinha por nada, pois ela precisa de você ao lado para lhe fazer companhia e aprender a acostumar com a nova casa.

Resultado de imagem para amor entre mãe e filho

2º passo: Explore o lugar
Se você se mudou de bairro, cidade o país, leve a criança a um passeio para sentir o novo ambiente, incluindo visitas aos pontos turísticos, parques, etc.

2º passo: Leve-a para fazer amizades
Conhecer outras crianças com a mesma idade tem um papel fundamental na fase de adaptação, por isso, é muito importante para seu filho que ele faça novas amizades.

 

download (1)

 

Muitas crianças se sentem carentes no período pós mudança, por isso, dê a assistência necessária e lembre-se, não aproveite para fazer outras mudanças na mesma hora. Por exemplo tirar do berço para a cama, tirar das fraldas, chupeta ou até mesmo um possível divorcio entre o casal. Ela precisa digerir uma informação de cada vez, ou seja, cada mudança em sua hora.

deficit_de_atencao_ganhesempremais

Be the First to comment.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami