Dicas de Mudanças

Quer viajar no final de semana sem gastar muito ?

Paranapiacaba: “Lugar de onde se vê o mar”, esse nome foi dado pela tribo indígena tupi-guarani. Num dia claro, esta era a visão que tinham os povos indígenas que passavam por ali, depois de subir a Serra do mar rumo ao planalto

Paranapiacaba é um distrito do município de Santo André, uma vila histórica que fica a 44 km de São Paulo. Com o clima londrino, muitas pessoas visitam a cidade para realizar ensaios fotográficos em meio da neblina que sempre paira pelo vilarejo.

Cinco motivos para você conhecer a vila inglesa de Santo André “ Paranapiacaba”.

 

1- No museu Funicular estão as oficinas, ferramentas e utensílios que utilizavam na fabricação e utilização dos trens. Além de alguns vagões lindos da São Paulo Railwal. A entrada no museu é de R$ 5,00

 

2-  Parque Natural Municipal Nascentes

O visitante pode ainda se aventurar pelas seis trilhas do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba em meio à Mata Atlântica. No local, encontram-se exemplares de cedros, bromélias e orquídeas, além da fauna silvestre, com sanhaços, beija-flores, pica-paus, tangarás e macucos, entre outros. O parque dispõe ainda de um Centro de Visitantes (Rua Direita, 371, tel. 11 4439-0321), que conta com uma exposição permanente que retrata parte da Mata Atlântica, com réplicas de plantas, animais e suas pegadas. Outra atração são as nascentes do Rio Grande, principal formador da Represa Billings, e que dão o nome à unidade de conservação. As trilhas só podem ser feitas com o acompanhamento de monitores credenciados pela Prefeitura de Santo André.

3 –  O ‘Castelo’ ou ‘Mansão’, assim chamado pelos trabalhadores da ferrovia tem uma visão privilegiada da vila, era lá onde morava o engenheiro-chefe da estação. O museu possuí um acervo da rede ferroviária, relógios e móveis antigos. É um casarão muito bonito, de madeira, da parte baixa dá para ver ele entre a mata.

4- Passeio pela vila + Neblina
Caminhando pela Vila você pode descobrir muitas casinhas coloridas, outras de madeira, e também o Antigo Mercadão, a Igrejinha e algumas casas de artesanato. Vale a pena a caminhada, vá com bastante disposição e curiosidade. Você deve ter ouvido falar da neblina maravilhosa que de repente cerca Paranapiacaba, certo? Se você gosta de fotografia, vai amar esse momento.

 

5- Paranapiacaba Festival de Inverno 2017

Evento já tradicional, já consagrado, organizado pela Prefeitura de Santo André, aqui na Vila de Paranapiacaba. Este ano teremos o prazer de realizar sua 17ª edição.

Artistas de vários segmentos culturais, cantores e bandas de altíssimo nível, alegrarão os “dias de Festival”, em vários palcos espalhados pela Vila. Os vários shows e apresentações ocorrem simultaneamente em vários pontos da Vila, durante todos os dias do evento.

Enquanto você curte os eventos, poderá se deliciar nas dezenas de barracas de comidas e bebidas típicas da nossa região e de todos os sabores. As barracas são montadas especialmente para o “Festival de Inverno”, para melhor atendermos os visitantes.

O Festival de Inverno ocorre, normalmente, nos últimos finais de semana do mês de Julho. Ainda não temos as datas exatas, mas, provavelmente o evento ocorrerá nos dias 22, 23, 29 e 30 de Julho de 2017 (as datas sugeridas estão sujeitas à confirmação)

 

Be the First to comment.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami